Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 7941
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7941_16102017204032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILNE COELHO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILNE COELHO"
    "autor_email" => "wilnecoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37867
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4322
    "inscrito_id" => 7941
    "titulo" => "O PIBID E A FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, DIDÁTICA, GINCANA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7941_16102017204032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILNE COELHO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "WILNE COELHO"
    "autor_email" => "wilnecoelho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), oferece bolsas para alunos matriculados em cursos presenciais de licenciatura possibilitando a sua atuação no ambiente escolar, desde o início da sua formação com a clara intencionalidade de favorecer a elaboração e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de características inovadoras e interdisciplinares que possibilitem a superação de dificuldades reconhecidas no processo de ensino e de aprendizagem. (GATTI, 2014). O PIBID do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem como principal objetivo a participação efetiva do aluno bolsista em escolas com ensino da educação básica. No qual compete aos pibidianos elaborar projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano e que abordem conteúdos sobre a disciplina de química, de forma interdisciplinar. Para a estruturação da atividade que culminaria em momentos privilegiados para coletar e analisar a importância de intervenções didáticas no âmbito do PIBID para a formação dos futuros licenciados, optou-se por realizar uma reunião com todos bolsistas integrantes do PIBID/QUÍMICA, na qual, após amplas discussões, idealizou-se a intervenção didática denominada horta orgânica, na forma de laboratório vivo, que tanto permitiria o trabalho com conceitos fundamentais relacionados a química, quanto ao desenvolvimento de uma metodologia interdisciplinar, filosofia do PIBID. A partir disso o projeto desenvolvido no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Mossoró RN, foi subdesenvolvido em 3 etapas: Primeiro momento dois bolsistas coordenaram a atividade, segundo momento destinou-se ao planejamento da atividade, e o terceiro momento a realização de uma gincana, na qual merece destaque a condução do evento final, onde os alunos reunidos em uma dinâmica de gincana, foi possível para os bolsistas a condução de uma atividade macro, que envolveu organização de espaço, tempo e conteúdo. Sendo assim concluímos a importância do PIBID como ferramenta auxiliadora de alunos de cursos de licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.