Resumo:
Com a expansão do ensino superior no Brasil, nos últimos anos, e às novas formas de ingresso na graduação, via um conjunto de programas e iniciativas de incentivo voltadas para este setor. A presente pesquisa teve como principal objetivo verificar os reflexos das políticas governamentais de democratização do ensino superior na Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), e os reflexos dessas mudanças no perfil dos estudantes de Ciências Aeronáuticas. A pesquisa consistiu em um estudo de campo, realizado no primeiro semestre do ano de 2017, sendo classificado como de cunho descritivo-interpretativo, e utilizou a indução, bem com os métodos qualitativo e quantitativo na observação e análise dos dados colhidos. A coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário semiestruturado e contou com uma amostra composta por 73 alunos da referida instituição. O estudo revelou a existe um predomínio de alunos do sexo masculino de cor branca e solteiros, com uma faixa etária entre 18 e 25 anos, sendo a maioria de classe média e oriunda de escolas particulares. Contudo, o estudo, também, revelou que na composição dos integrantes do curso existe uma grande diversidade de classes sociais e econômicas, bem como um número considerável de indivíduos com baixo poder aquisitivo e oriundos de escolas públicas, diversificando o perfil do estudante do curso de Ciências Aeronáuticas. E essa diversidade sinaliza que implantação e expansão dos programas governamentais de inclusão ao ensino superior seja o principal fator de mudança no perfil dos discentes da instituição foco do estudo. O estudo revelou ainda, a existência de pontos carentes de melhorias por parte das políticas de inclusão ao ensino superior.