A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura.