Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA

Palavra-chaves: LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR, ENSINO, EJA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37860
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2005
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA"
    "resumo" => "A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO  LEITOR, ENSINO, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1562_11092017161729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA "
    "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37860
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2005
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "O PERFIL E OS PROCESSOS DE LEITURA DO LEITOR NA EJA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE BRUMADO-BA"
    "resumo" => "A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "LEITURA, FORMAÇÃO DO  LEITOR, ENSINO, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1562_11092017161729.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACIARA DE OLIVEIRA SANT ANNA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JACIARA "
    "autor_email" => "jaciarasantanna@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A leitura constitui um canal para aquisição de conhecimentos, desperta emoções, diverte, é uma porta aberta para o mundo. A escola é uma das principais agências que promove práticas de leitura. A leitura é benéfica para todos os públicos e um auxílio para jovens e adultos participarem de forma mais eficaz da dinâmica da vida moderna e do mundo do trabalho. Sendo assim, a proposta dessa pesquisa tem como objetivo analisar o perfil e os processos de leitura na Educação de Jovens e Adultos, a partir da ideia de que a leitura é um processo de interação social e uma atividade importante para a construção da cidadania. Neste sentido, busca conhecer as possíveis causas das dificuldades de leitura apresentadas pelos estudantes da EJA, de forma a traçar uma abordagem crítica do processo e do perfil desse leitor. Pretendemos refletir, no ensino de leitura do EJA, sobre as seguintes questões: Qual o tratamento metodológico dado à atividade de leitura e escrita? Como são abordados os textos na Educação de Jovens e Adultos? A leitura e a escrita têm recebido a devida importância? Vale ressaltar que entre os motivos que desencadearam o interesse por esse estudo foram às observações feitas pelos educandos do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado do Bahia, Campus XX, Brumado em turmas de EJA, na disciplina de estágio, com o intuito de elaboramos projetos de intervenção. Para a revisão bibliográfica dessa pesquisa foram utilizados autores como Arroyo (2005), Freire (2011), Kleiman (2010), Silva (2004), Soares (2008), Giasson (2000), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta e produção de dados o questionário, a entrevista semiestruturada e também o processo de observação, com registro diário dos dados pertinentes à pesquisa de algumas atividades em sala de aula. O trabalho proposto pretende dessa forma, contribuir para uma compreensão acerca de letramento e sua importância nos processos educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos, bem como na utilização de novas práticas de leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.