Nos dias atuais, não se pode ocultar a imensa quantidade de novas ideias e novos conceitos, pelo fato desses elementos servirem de ponte entre a produção das relações da matemática e fazerem parte do processo de continuação da construção do conhecimento antes e depois da idade áurea. Neste sentido, o presente trabalho investe no campo da Filosofia, especificamente nas concepções filosóficas de Platão, embasado na visão de seus fundamentos no que se refere ao seu posicionamento sobre a realidade concreta. O estudo em si está inserido no campo da Educação Matemática e tem como objetivo compreender como a visão platônica foi desenvolvida através da realidade concreta, o que se justifica pela necessidade de se ter um melhor entendimento sobre o assunto abordado. Os fundamentos teóricos do trabalho foram desenvolvidos a partir da pesquisa envolvendo Artigos, Monografias, Tese de doutorado,Livros, entre outras obras. Através dela pode ser verificado que Platão com o intuito de dar continuidade ao pensamento de Sócrates, aprofundou seus estudos sobre a distinção entre a essência e aparências das coisas, compreendendo que o método da dialética pode ser considerado como uma melhoria do método socrático. A partir dessa visão, entendeu que conhecer é estar imerso em um processo de descoberta da verdadeira realidade. Na definição do estudo, foi possível compreender que para Platão, a filosofia sempre teve a ver com o ‘todo’, com a totalidade; não com a totalidade do ente ou dos objetos, mas, com o todo da nossa compreensão podendo inclusive, apontar caminhos que nos conduza à realidade concreta.