A formação de professores é um tema de enorme relevância, mesmo assim existe carência elevada de profissionais não qualificados, principalmente das disciplinas de exatas, fazendo com que docentes formados em outras áreas lecionem nesta. O objetivo deste trabalho é identificar os professores que lecionam Química no 9º ano da região central da cidade de Macapá, no que tange sua formação acadêmica. Para a realização deste trabalho, utilizou-se de pesquisa quali-quantitativa inspirado em Minayo (2010) e para análise de respostas, baseou-se em Bardin (2011). Dessa forma, os resultados apontam que 80% dos professores são formados em Licenciatura em Biologia, e 10% são Licenciados em Biologia e Bacharéis em Ciências Biológicas e outros 10%são formados em Ciências Agrícolas. Destes 70% são especialistas, 20% possui somente graduação e 10% são mestres. A idade dos professores compreende-se entre 30-34 anos, 80% trabalham em uma única escola. Portanto, no 9º ano a falta de profissionais da área ainda é precária, visto que os profissionais que lecionam nesse ano, não foram formados para tal, algo que pode acarretar prejuízos no ensino e aprendizagem dos alunos prejudicando dessa forma sua vida escolar.