As leis básicas da física que governam quase todos os movimentos são o tema de uma das
mais antigas e conhecidas áreas da física, a Mecânica. Todavia, muitos professores da
educação básica insistem em lecionar tal conteúdo usando métodos tradicionais de ensino.
Utilizado os bloquinhos e deixando de lado a análise de movimentos reais como arremessos,
chutes, corridas e até mesmo o salto do corpo humano. Portanto, se partimos do pressuposto
de que os estudantes costumam se comprometer com mais afinco em situações nas quais se
sentem partícipes do processo de construção do conhecimento e sabendo que a Física esta
presente no dia a dia dos esportes, é bastante interessante à proposta de se trabalhar os
conteúdos da física aplicando-os aos esportes. Tornando assim dinâmico e significativo,
podendo desta forma despertar uma maior afinidade por parte dos alunos pela física. Sendo
assim, este trabalho é resultado de um minicurso que teve como objetivo mostrar que através
de um enfoque interdisciplinar podemos estabelecer relações entre os conhecimentos de física
e os de biomecânica, particularmente enfocando os conhecimentos ligados ao esporte. Para
este estudo optamos por relacionar algumas atividades esportivas como, o futebol, o salto em
distância, corrida e uma diversidade de atividades, as quais os alunos vivenciam no seu
cotidiano. Para trabalharmos todas essas atividades esportivas do ponto da vista da física,
abordamos os conceitos básicos de velocidade, força, trabalho e potência. As experimentações
e a conceituação foram realizadas através de debate e aulas teóricas dos conceitos físicos
abordados. Desta forma, o estudo da Mecânica tornou-se mais prazeroso e contextualizado.