Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E O ESPORTE: FORÇA, ENERGIA OU POTÊNCIA: O QUE LIMITA UM ATLETA?

Palavra-chaves: FÍSICA, MECÂNICA, ESPORTE, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As leis básicas da física que governam quase todos os movimentos são o tema de uma das mais antigas e conhecidas áreas da física, a Mecânica. Todavia, muitos professores da educação básica insistem em lecionar tal conteúdo usando métodos tradicionais de ensino. Utilizado os bloquinhos e deixando de lado a análise de movimentos reais como arremessos, chutes, corridas e até mesmo o salto do corpo humano. Portanto, se partimos do pressuposto de que os estudantes costumam se comprometer com mais afinco em situações nas quais se sentem partícipes do processo de construção do conhecimento e sabendo que a Física esta presente no dia a dia dos esportes, é bastante interessante à proposta de se trabalhar os conteúdos da física aplicando-os aos esportes. Tornando assim dinâmico e significativo, podendo desta forma despertar uma maior afinidade por parte dos alunos pela física. Sendo assim, este trabalho é resultado de um minicurso que teve como objetivo mostrar que através de um enfoque interdisciplinar podemos estabelecer relações entre os conhecimentos de física e os de biomecânica, particularmente enfocando os conhecimentos ligados ao esporte. Para este estudo optamos por relacionar algumas atividades esportivas como, o futebol, o salto em distância, corrida e uma diversidade de atividades, as quais os alunos vivenciam no seu cotidiano. Para trabalharmos todas essas atividades esportivas do ponto da vista da física, abordamos os conceitos básicos de velocidade, força, trabalho e potência. As experimentações e a conceituação foram realizadas através de debate e aulas teóricas dos conceitos físicos abordados. Desta forma, o estudo da Mecânica tornou-se mais prazeroso e contextualizado.

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