Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DO LEITOR, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é destacar a importância da contação de histórias na educação infantil como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de habilidades e competências na infância e o papel do professor enquanto mediador fundamental nesse processo. Assim, organizamos esse trabalho em dois momentos: no primeiro momento abordamos discursos relacionados a temática, que contribuem para consolidação da arte de contar histórias como fundamental, tanto como contribuinte no processo de ensino – aprendizagem quanto para a formação de grandes leitores; o segundo momento se fundamenta nas práticas que envolvem a contação de histórias, o que deve ser levado em consideração e qual a postura mais adequada do professor enquanto mediador desse processo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica - elaborada através da experiência vivenciada em uma apresentação acadêmica sobre a temática de contação de histórias no curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas - no qual propomos uma reflexão crítica e construtiva por meio de livros, artigos e outros materiais acadêmicos sobre a temática, por meio de escritos de autores que destacam como parte fundamental do processo de aprendizagem das crianças o estímulo e o gosto pela leitura, que se encontra insuficiente, de forma a se pensar novos elementos que favoreçam o enriquecimento e inovação das práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de ensino, considerando o papel do professor como essencial para o desenvolvimento de aptidões através dessa arte, sendo aquele que contribui de forma efetiva para a formação de sujeitos críticos e autônomos, além, de futuros e bons ouvintes e leitores. É papel do professor despertar o prazer das crianças pela leitura e sua formação enquanto leitores ativos e com desempenho crítico, buscando novos métodos e elementos pedagógicos, que permitam que as atividades não sejam dadas de maneiras monótonas, se transformando assim, desagradáveis e sem muito incentivo para as crianças; levando em consideração o grupo de crianças que atende, os materiais de apoio utilizados e a organização do ambiente a ser realizada a prática literária. O trabalho de contação de histórias só permite o aprendizado e desenvolvimento integral da criança quando planejado intencionalmente, reconhecendo as crianças como participativas em todo processo educacional.

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