Nossa comunicação trata de um estudo qualitativo de cunho exploratório, em andamento, sobre os processos educativos não escolares envolvendo a arte, enquanto espaço de atuação de alunos e professores. Entendemos que as atividades educativas transcendem o domínio institucionalizado do saber formal. Nesse sentido, com a finalidade de promover a inserção e o contato de alunos e professores das escolas da rede pública da Região Metropolitana do Cariri (RMC) com as artes da literatura de cordel brasileira e a xilogravura nordestina, a Universidade Regional do Cariri (URCA) através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) está desenvolvendo um projeto que tem a finalidade de potencializar o acesso de professores e alunos da rede pública a Lira Nordestina, equipamento cultural vinculado á Pró-Reitoria de Extensão da URCA. Para que se compreendam os mais diferentes fenômenos que envolvem a educação é necessário ampliar o universo de compreensão para um campo maior, um recorte que vá “para além dos muros da escola”, através do debate entre as perspectivas diferenciadas que tratem da dinâmica da educação, em nosso caso, sob o enfoque da arte. Os alunos, professores e/ou demais profissionais da escola/instituições fazem uma visita orientada à Lira Nordestina e participam de atividades e práticas relacionadas ás ações culturais da lira – oficinas de cordel e xilogravura. Como resultado das visitas e oficinas, apontamos a ampliação do universo cultural de alunos e professores que possibilita o compartilhamento de experiências entre arte e educação. Concluímos que o projeto proporciona a ampliação e aprofundamento da aprendizagem dos alunos através da arte e da estética linguística inerente a esta, proporcionados nas visitas às instituições culturais, em nosso caso a Lira Nordestina.