: O Presente artigo visa discutir o papel da escola e do professor segundo a visão de Ivan Illirch e Paulo freire, visto que os autores são contemporâneos, com pontos de concordância que aproximam suas teorias, como o fato de reconhecer que o modo ao qual o fazer pedagógico nas escolas não rendem frutos, visto que a preocupação escolar é meramente assimilação de conteúdos e com graus de radicalidade diferentes, que os distanciam. Enquanto Paulo Freire defende uma escola diferente da que temos, sem autoritarismo e com discussões pautados nos assuntos da sociedade onde o indivíduo está inserido, Ivan Illitch não acredita na escola como uma instituição de educação, propondo uma sociedade sem escolas, e direcionando o ensino-aprendizagem para uma perspectiva diferente da que é proposto pela escola, criticando a lógica conteudista e a instituição de uma sociedade baseada da escolarização. Desse modo, para confrontar a teoria, realizamos uma pesquisa de campo, de cunho etnográfico, na Escola Municipal Rosimery Tenório, localizada no município de Caetés-PE, no interior do agreste, localizada em um bairro periférico do município, com índices de violência e pobreza altíssimos. Assim o referente artigo será organizado em três partes: primeiro discorreremos sobre teoria radical de Illich, dando ênfase ao papel da escola e do professor segundo seu pensamento; segundo, trataremos da teoria de Freire, como seria essa fazer da escola diferente o qual ele defende e qual o papel do professor em sua proposta. E por fim, um confronto entre a teoria dos referentes autores com a realidade de uma escola pública de um bairro periférico.