Com o advento das Tecnologias da Educação e Informação – TICs – e o uso massivo da Internet como meio de comunicação, o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem sofreu transformações substanciais, principalmente no que concerne à Educação a Distância – EaD. No Brasil, o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil, atual Rede e-Tec Brasil, proporcionaram grandes investimentos nessa modalidade por diversas instituições de educação superior (IES). No sentido de aperfeiçoar o uso de tecnologias educacionais na produção de materiais didáticos e na oferta de cursos na modalidade a distância, o presente projeto visa apresentar uma proposta de desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OAs), a partir da formação de uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores, que ofereça a possibilidade de uma interlocução entre os diversos conteúdos abordados, potencializando, assim, o processo de formação dos respectivos estudantes e futuros profissionais. Neste sentido, foi desenvolvida uma nova configuração do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), baseado no programa Moodle, com a criação de um repositório de objetos de aprendizagem, onde a organização e localização dos materiais produzidos poderão ser utilizados de qualquer lugar, em qualquer tempo, por qualquer pessoa e de qualquer dispositivo, ou seja, a partir do conceito de aprendizagem ubíqua. O Projeto está sendo desenvolvido para atender a três cursos distintos, ou seja: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Geografia e Tecnologia em Gestão Ambiental, mas no presente estudo serão apresentados dados apenas do Curso de Licenciatura em Matemática, por nele já estarem sendo aplicadas as metodologias sistematizadas. A pesquisa foi estruturada em função do Componente Curricular LIBRAS, com a aplicação de um questionário investigativo entre os estudantes, professores e gestores ligados diretamente ao curso, tendo como foco questões de ordem específica, possibilitando, assim, a identificação das dificuldades apresentadas pelos estudantes, no desenvolvimento das habilidades e competências no AVA, bem como à prática docente durante o processo ensino-aprendizagem. As respostas foram analisadas não apenas para verificar a funcionalidade dos materiais e a dinâmica do fluxo de produção, mas também o nível de satisfação dos usuários. Pode-se afirmar que a utilização de novos objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no âmbito da Educação a Distância se caracterizou como de fundamental importância, a partir do momento em que os resultados do questionário investigativo apresentaram um somatório da média percentual dos estudantes que classificaram o trabalho desenvolvido no AVA em relação a bom, ótimo e excelente de 89,14%. Isto aponta que os objetivos da pesquisa foram almejados. Acredita-se, que o presente projeto possa colaborar na melhoria de um processo educacional mais interativo, inclusivo e eficiente, consolidando, assim, a modalidade a distância como alternativa real para a formação de profissionais éticos e competentes, capazes de ingressar no mercado de trabalho e contribuir na transformação da sociedade.