Em uma tessitura elaborada a partir de historias de vida e reflexão teórica reflexiva a luz do pensamento Complexo e Ecossistêmico, estes dois relatos reuniremos a história de duas mulheres com deficiência que superaram as adversidades físicas, econômicas, entre outras e, hoje são professoras em uma Universidade Federal no nordeste do Brasil. Deste modo, objetivamos que o leitor possa senti-los como possibilidades de superação, empoderamento e resiliência. Frutos e sementes de aprendizagens, ecossistêmicas, significativas e integradoras. Para elas, sistematizarem as experiências vividas, neste traçado pedagógico, fez necessário reunir memórias guardadas ao longo dos anos, recordar as marcas silenciadas de suas infâncias amargas, reprimidas na liberdade de se expressarem. Rever seus corações sufocados de angústias, suas dores e lágrimas descontroladas, seus sentimentos de inferioridade, suas fragilidades emocionais, sonos roubados pelos silêncios amargos das noites de dores e medos, para enfim tecerem suas praticas e matrizes pedagogias. Deste modo, mostramos que essas mulheres buscam materializar em suas práticas, propostas de aprendizagem integradoras e ecossistêmicas, ecoformadoras, ressignificadas a partir de suas histórias de vida. Pela ressignificação das historias de vida e nossa matrizes pedagógicas, modelamos nossas vidas com arte, a arte de viver. Assim, desejamos mostrar aos outros que, assim como nós, todos podem superar obstáculos e realizar seus sonhos! Foco, força, fé e muita amorosidade!