Este trabalho tem como objetivo apesentar os múltiplos aspectos da transdisciplinaridade favorecida pela modelagem matemática na vivência das abelhas, utilizando conceitos da matemática, da engenharia, da arte, da comunicação, etc. Também vamos observar a importância que a transdisciplinaridade tem na abordagem sobre as abelhas. Apresentamos alguns exemplos de problemas envolvendo duas ou mais áreas do conhecimento, com o objetivo de verificar a existência de transdisciplinaridade no cotidiano das abelhas, através da modelagem matemática, que consiste em solucionar situações problemas do dia-a-dia utilizando como base a matemática. Metodologicamente, realizamos uma revisão bibliográfica para que se possa adquirir o conhecimento necessário para falarmos sobre o assunto. Comprovamos que a comunidade das abelhas e a forma como elas conseguem resolver cada situação-problema no seu cotidiano geram uma inter-relação entre a ciência e o ambiente, contribuindo para um desenvolvimento sustentável da colmeia. Conclusivamente, é afirmado, por exemplo, a contribuição dessa abordagem para a educação matemática, pois, a cada dia, se torna um desafio para o docente da área relacionar teoria e prática. Com o auxílio do enfoque desenvolvido neste trabalho, não só é possível fazer a ligação entre a teoria e a prática como também apresenta-se a possibilidade de se abrir caminho para outras áreas do conhecimento, tendo-se assim a perspectiva de uma prática transdisciplinar, contando-se com os recursos da modelagem matemática para compreendermos com propriedade a complexidade da transdiciplinaridade e assim possamos verificar o prestigio do nosso trabalho para professores de matemática que buscam melhorar a cada dia sua prática docente, promovendo uma melhor ligação entre o aluno e o conhecimento.