Esta proposta de trabalho aborda uma temática bastante discutida entre os jovens, as escolas e as famílias, devido ao aumento do número de jovens e adultos que fazem uso de drogas, em especial os que estudam na Escola Estadual Prof. Hermógenes Nogueira da Costa. As drogas, sejam eles lícitos ou ilícitos, causam estragos enormes, tanto para quem usa quanto para os familiares, parentes e amigos. As drogas fazem parte do cotidiano dos jovens, adultos, cabendo à escola, ao planejar suas atividades, a partir da realidade dos estudantes, contribuir para uma maior interação em toda a comunidade escolar juntamente com a família. Os jovens vivem momentos confusos com o aumento da criminalidade provocados pela disseminação das drogas, afetando seus estudos, o convívio com seus familiares e os amigos, que por vezes, procuram a escola como a única alternativa para ajudá-los, mas na maioria das vezes acaba por confundi-los mais ainda com as regras que tanto a sociedade quanto a instituição impõe como correta, única e absoluta. Saber ouvir os alunos no interior escolar, que já usam algum tipo de drogas, é uma das estratégias mais importantes para deixá-los seguros de que a confiança foi estabelecida entre a escola e ele, para a partir desse elo, possam criar laços mais estreitos para sua aproximação com os conhecimentos necessários sobre as causas e consequências que as drogas trazem para sua formação enquanto pessoa, jovem, com capacidade de contribuir com os estudantes da escola, que se envolvem com as drogas, ajudando-os para a inserção ao convívio mais saudável tanto na escola, família e grupos de amigos.