Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37836
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1372
    "inscrito_id" => 6737
    "titulo" => "O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Este artigo estuda os desafios e possibilidades existentes de utilização da pesquisa enquanto prática pedagógica e a sua contribuição na formação dos professores, bem como os principais empecilhos que são encontrados pelos docentes do ensino superior para que esta seja colocada em prática. O objetivo é investigar a pesquisa como prática pedagógica dos professores no ensino superior. Para isso parte-se da seguinte situação problema: como a pesquisa, enquanto prática pedagógica, contribui para a formação do professor do ensino superior? O estudo apresenta um análise acerca da formação dos professores no ensino superior, onde são tratados alguns aspectos desta formação. Analisa-se também as possibilidades e desafios da pesquisa enquanto prática pedagógica. Neste ínterim tratar-se-á da importância da pesquisa e dos desafios enfrentados pelos professores do ensino superior para executar uma prática que se adéque a pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se uma estudo bibliográfico, buscando maior compreensão acerca das abordagens teóricas em torno do objeto investigado. Para sua realização foram utilizados fontes oriundas da internet e livros. Os autores que deram embasamento a este trabalho foram:  ANDRÉ (2001), DOTTA (2011), FAZENDA (2005), SLONGO (2012), MARTINS (2012) e SACRISTÁN (2002) que discutem acerca do papel da pesquisa na formação e na prática dos professores; CACETE (2014), TEIXEIRA (1989) e SAVIANI (2009), ambos tratando dos aspectos históricos da educação, mais precisamente das questões da formação dos professores no Brasil; FREIRE (1996), discutindo acerca dos conhecimentos necessários ao fazer docente. Para pesquisa na internet, utilizou-se dos seguintes descritores: pesquisa, prática pedagógica e formação de professores. Como resultados obtidos observou-se os desafios que devem ser vencidos para que se efetive um ensino imbuído de práticas de pesquisa. São desafios da formação do professor, e a dicotomia entre pesquisa e ensino. Essa concepção é responsável por uma educação onde a pesquisa se dá de forma desarticulada e distanciada da realidade. Apontam-se possibilidades de vivenciar este ensino que traga em si a pesquisa. Para isso faz-se necessário uma mudança e atitude, uma abertura ao novo, bem como a mudança dos cursos de formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6737_10092017152927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA ALVES"
    "autor_email" => "francisca_alves03@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37836
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1372
    "inscrito_id" => 6737
    "titulo" => "O PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Este artigo estuda os desafios e possibilidades existentes de utilização da pesquisa enquanto prática pedagógica e a sua contribuição na formação dos professores, bem como os principais empecilhos que são encontrados pelos docentes do ensino superior para que esta seja colocada em prática. O objetivo é investigar a pesquisa como prática pedagógica dos professores no ensino superior. Para isso parte-se da seguinte situação problema: como a pesquisa, enquanto prática pedagógica, contribui para a formação do professor do ensino superior? O estudo apresenta um análise acerca da formação dos professores no ensino superior, onde são tratados alguns aspectos desta formação. Analisa-se também as possibilidades e desafios da pesquisa enquanto prática pedagógica. Neste ínterim tratar-se-á da importância da pesquisa e dos desafios enfrentados pelos professores do ensino superior para executar uma prática que se adéque a pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se uma estudo bibliográfico, buscando maior compreensão acerca das abordagens teóricas em torno do objeto investigado. Para sua realização foram utilizados fontes oriundas da internet e livros. Os autores que deram embasamento a este trabalho foram:  ANDRÉ (2001), DOTTA (2011), FAZENDA (2005), SLONGO (2012), MARTINS (2012) e SACRISTÁN (2002) que discutem acerca do papel da pesquisa na formação e na prática dos professores; CACETE (2014), TEIXEIRA (1989) e SAVIANI (2009), ambos tratando dos aspectos históricos da educação, mais precisamente das questões da formação dos professores no Brasil; FREIRE (1996), discutindo acerca dos conhecimentos necessários ao fazer docente. Para pesquisa na internet, utilizou-se dos seguintes descritores: pesquisa, prática pedagógica e formação de professores. Como resultados obtidos observou-se os desafios que devem ser vencidos para que se efetive um ensino imbuído de práticas de pesquisa. São desafios da formação do professor, e a dicotomia entre pesquisa e ensino. Essa concepção é responsável por uma educação onde a pesquisa se dá de forma desarticulada e distanciada da realidade. Apontam-se possibilidades de vivenciar este ensino que traga em si a pesquisa. Para isso faz-se necessário uma mudança e atitude, uma abertura ao novo, bem como a mudança dos cursos de formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6737_10092017152927.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA ALVES"
    "autor_email" => "francisca_alves03@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo estuda os desafios e possibilidades existentes de utilização da pesquisa enquanto prática pedagógica e a sua contribuição na formação dos professores, bem como os principais empecilhos que são encontrados pelos docentes do ensino superior para que esta seja colocada em prática. O objetivo é investigar a pesquisa como prática pedagógica dos professores no ensino superior. Para isso parte-se da seguinte situação problema: como a pesquisa, enquanto prática pedagógica, contribui para a formação do professor do ensino superior? O estudo apresenta um análise acerca da formação dos professores no ensino superior, onde são tratados alguns aspectos desta formação. Analisa-se também as possibilidades e desafios da pesquisa enquanto prática pedagógica. Neste ínterim tratar-se-á da importância da pesquisa e dos desafios enfrentados pelos professores do ensino superior para executar uma prática que se adéque a pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se uma estudo bibliográfico, buscando maior compreensão acerca das abordagens teóricas em torno do objeto investigado. Para sua realização foram utilizados fontes oriundas da internet e livros. Os autores que deram embasamento a este trabalho foram: ANDRÉ (2001), DOTTA (2011), FAZENDA (2005), SLONGO (2012), MARTINS (2012) e SACRISTÁN (2002) que discutem acerca do papel da pesquisa na formação e na prática dos professores; CACETE (2014), TEIXEIRA (1989) e SAVIANI (2009), ambos tratando dos aspectos históricos da educação, mais precisamente das questões da formação dos professores no Brasil; FREIRE (1996), discutindo acerca dos conhecimentos necessários ao fazer docente. Para pesquisa na internet, utilizou-se dos seguintes descritores: pesquisa, prática pedagógica e formação de professores. Como resultados obtidos observou-se os desafios que devem ser vencidos para que se efetive um ensino imbuído de práticas de pesquisa. São desafios da formação do professor, e a dicotomia entre pesquisa e ensino. Essa concepção é responsável por uma educação onde a pesquisa se dá de forma desarticulada e distanciada da realidade. Apontam-se possibilidades de vivenciar este ensino que traga em si a pesquisa. Para isso faz-se necessário uma mudança e atitude, uma abertura ao novo, bem como a mudança dos cursos de formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.