Este artigo estuda os desafios e possibilidades existentes de utilização da pesquisa enquanto prática pedagógica e a sua contribuição na formação dos professores, bem como os principais empecilhos que são encontrados pelos docentes do ensino superior para que esta seja colocada em prática. O objetivo é investigar a pesquisa como prática pedagógica dos professores no ensino superior. Para isso parte-se da seguinte situação problema: como a pesquisa, enquanto prática pedagógica, contribui para a formação do professor do ensino superior? O estudo apresenta um análise acerca da formação dos professores no ensino superior, onde são tratados alguns aspectos desta formação. Analisa-se também as possibilidades e desafios da pesquisa enquanto prática pedagógica. Neste ínterim tratar-se-á da importância da pesquisa e dos desafios enfrentados pelos professores do ensino superior para executar uma prática que se adéque a pesquisa. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se uma estudo bibliográfico, buscando maior compreensão acerca das abordagens teóricas em torno do objeto investigado. Para sua realização foram utilizados fontes oriundas da internet e livros. Os autores que deram embasamento a este trabalho foram: ANDRÉ (2001), DOTTA (2011), FAZENDA (2005), SLONGO (2012), MARTINS (2012) e SACRISTÁN (2002) que discutem acerca do papel da pesquisa na formação e na prática dos professores; CACETE (2014), TEIXEIRA (1989) e SAVIANI (2009), ambos tratando dos aspectos históricos da educação, mais precisamente das questões da formação dos professores no Brasil; FREIRE (1996), discutindo acerca dos conhecimentos necessários ao fazer docente. Para pesquisa na internet, utilizou-se dos seguintes descritores: pesquisa, prática pedagógica e formação de professores. Como resultados obtidos observou-se os desafios que devem ser vencidos para que se efetive um ensino imbuído de práticas de pesquisa. São desafios da formação do professor, e a dicotomia entre pesquisa e ensino. Essa concepção é responsável por uma educação onde a pesquisa se dá de forma desarticulada e distanciada da realidade. Apontam-se possibilidades de vivenciar este ensino que traga em si a pesquisa. Para isso faz-se necessário uma mudança e atitude, uma abertura ao novo, bem como a mudança dos cursos de formação de professores.