Apesar de alguns trabalhos abordarem o Livro Didático como algo precário e com problemas desde sua origem, pesquisas apontam que o livro didático de língua portuguesa tem mostrado grande avanço para o ensino, proporcionando ao aluno uma aproximação com a diversidade de textos e usos da linguagem. Principalmente nas escolas da rede pública, o livro didático representa um recurso fundamental, muitas vezes, única ferramenta disponível no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho visa refletir a importância do uso dessa ferramenta no ensino de língua materna, assim como a assimilação e a compreensão do referido material. Para a concretização do estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica a respeito da história e do uso do livro didático, abordando autores os quais desenvolveram pesquisas acerca do tema. Com base nas reflexões é possível constatar que o livro é um grande aliado do professor, porém vale ressaltar que o docente deve ser superior ao material em questão, tanto em conhecimento, quanto em desempenho pedagógico, refletindo sobre as possibilidades de aproveitá-lo de modo que as aulas não fiquem centradas na metalinguagem. Buscando nesse trabalho refletir sobre a importância do uso do LD de língua portuguesa na prática docente e também da assimilação, compreensão e transformação dessa ferramenta. Justificando-se pelo fato de que, no âmbito escolar, o livro didático de língua portuguesa representa a principal, senão a única ferramenta disponível no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo nas instituições públicas de ensino. Contudo, o LD não deve ser concebido como único instrumento na prática docente, tampouco como fonte de conhecimento legítimo e inquestionável.