A educação a distância tem se apresentado como uma nova modalidade de ensino. Já não nos surpreendemos quando descobrimos que alguém faz um curso superior sem a necessidade de sair constantemente de sua casa ou mesmo de mudar da cidade onde reside, buscando um curso superior ou uma formação continuada. Tal modalidade tem sido útil à aprendizagem dos mais variados perfis de estudantes e pode desenvolver-se até mesmo por meios informais como é o caso das redes sociais. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a educação a distância voltada para a educação básica a partir da utilização do facebook. Levando em consideração a oportunidade de inovação, atualização e aprendizagem virtual, o texto discorre acerca do desempenho dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Honorina Santiago, localizada no município de Santa Rita- PB nas aulas de biologia, a partir da utilização da rede social em questão. Os estudantes foram convidados a participar de um grupo no facebook e assim puderam trocar experiências relacionadas ao ensino de Biologia. Conclui-se que a educação a distância representa uma ótima oportunidade de aprendizagem para estudantes, e ainda que não se processe nos meios mais formais, como a plataforma moodle, é possível desenvolver-se um processo de ensino-aprendizagem, cabendo ao professor o papel de orientar a navegação on-line de forma a combater questões como a dispersão, bem como, no que diz respeito a proporcionar elementos para que os estudantes passem a transformar a significativa quantidade de informações que recebem em conhecimento.