Esta pesquisa buscou analisar os saberes mobilizados por professores de matemática, no ato da escolha do software como recurso didático. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos a teoria dos saberes docentes de Maurice Tardif. A metodologia empregada para a obtenção dos dados partiu de um mapeamento das escolas das redes estadual e particular de ensino, que possuem laboratório de informática, no âmbito de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Dessas, apenas em 14 escolas, foi declarado que professores de matemática utilizam-no. Uma amostra composta por 29 professores, que ensinam matemática nessas escolas, responderam a um questionário e a uma entrevista sobre o uso e escolha de software de uso educacional como recurso didático. Os resultados da pesquisa revelam uma correlação entre a escolha dos softwares e a formação inicial ou continuada do docente. Os poucos professores que declararam utilizarem software para complementarem aulas de matemática foram justamente aqueles que obtiveram, em sua formação inicial ou continuada, um contato com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco na formação para o uso do software. Além disto, a didática do uso da informática no ensino da matemática foi à natureza de saber mais frequente no discurso dos professores sobre sua escolha.