Este trabalho é sobre o letramento matemático e o conceito de número na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), com vistas às unidades temáticas da área de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a saber: número, álgebra, geometria, grandezas e medidas, estatística e probabilidade. Objetivamos exemplificar a partir da reflexão sobre o conceito de número, a relevância da representação gráfica, oral e escrita dos elementos matemáticos para o desenvolvimento do pensamento matemático dos sujeitos em fase de alfabetização. Para tanto, analisamos documentos oficiais, artigos e práticas didático-pedagógicas. De acordo com nossas análises quando os sujeitos são estimulados à pesquisa, eles se tornam sujeitos de sua aprendizagem e, por conseguinte, reforçamos sua autonomia para a cognição. Com efeito, entendemos que as aulas de matemática devem proporcionar aos estudantes o letramento matemático, a partir de um ensino mais crítico-reflexivo, e portanto, uma formação docente fundamentada na perspectiva de um ensino matemático processual, mediador da aprendizagem.