A educação superior no Brasil é alvo de eventuais questionamentos, pois muitas vezes é pautada em metodologias tradicionais, isto é, excessivamente teóricas, deixando de implementar inovações didáticas práticas, capazes de reduzir a distância entre a graduação e a futura atividade profissional, inibindo o desenvolvimento, nos discentes, de habilidades técnicas, críticas e reflexivas. A proposta deste trabalho é analisar o efeito da implementação de metodologias ativas em uma escola de gestão da Universidade Potiguar – UnP, investigando a percepção dos alunos com relação à relevância dessa proposta para a melhoria da aprendizagem efetiva. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada com uma amostra de 488 alunos da instituição, que responderam um questionário semiestruturado composto por questões dicotômicas, abertas e baseadas em Escalas do tipo Likert. Evidencia-se, através dos resultados, que os discentes são favoráveis à adoção de metodologias ativas na execução das aulas, a proposta reflete novas formas construtivistas de ensinar e aprender, aproximando o graduando de uma postura profissional. Assim, o trabalho deixa como resultado, sugestões de ações institucionais para a melhoria do processo de formação superior baseado na aprendizagem em ação, visando atender as demandas do mercado por profissionais com competências amplas para lidar com o cenário de transformações vigente.