Este trabalho é fruto de um projeto de extensão universitária (ações de fluxo contínuo 2016-2017) realizado junto à Universidade Federal de Alagoas, mais precisamente, no âmbito do Centro de Educação. O projeto teve por objetivo contribuir com o processo formativo das crianças, bem como com o trabalho educativo desenvolvido pelos professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Maceió. Através da socialização dos conhecimentos no campo da música vislumbramos ampliar o repertório cultural, artístico e estético das crianças. Tal processo implicou também na qualificação da formação inicial dos nossos alunos de graduação, futuros professores de música e pedagogos. Para tanto, realizamos reuniões com a escola, encontros para estudo e planejamento, intervenção junto às turmas de crianças, avaliação, revisão e ajuste dos planos de intervenção, registro e avaliação do trabalho desenvolvido. Fundamentamo-nos nas elaborações da teoria pedagógica histórico-crítica e na psicologia histórico cultural. Realizamos encontros semanais para estudos e elaboração dos planos de intervenção que foram apresentados e discutidos junto ao CMEI. As principais obras de referência dos nossos estudos foram: Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações; A escola pode ensinar as alegrias da música? e a Proposta pedagógica para a Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Bauru/SP, (SAVIANI, 2008), (SNYDERS, 1992) e (BAURU, 2017). Podemos afirmar que a realização do projeto serviu como um fortalecimento da articulação da universidade junto à comunidade circunvizinha do Campus/A.C. Simões. Houve uma ampliação do diálogo entre professores em formação (licenciandos) e professores em atuação, assim como a articulação teoria e prática através dos estreitamento entre o campo formativo e o campo de atuação profissional, o que contribuiu com a qualificação da formação inicial dos alunos de graduação através da ação de extensão em comunidade. Com relação à comunidade participante (crianças e professoras do município), podemos afirmar que o projeto contribuiu para a elevação do processo formativo e do repertório cultural das crianças, em especial, no âmbito da formação e experiência estética musical. Ao longo do processo de desenvolvimento do projeto, as crianças ampliaram suas possibilidades de exploração e reconhecimento de diferentes fontes sonoras, em especial, a percepção auditiva e a expressão musical. A ação contribuiu também na qualificação do trabalho educativo desenvolvido pelos professores do CMEI envolvido, em especial, através da incorporação do ensino de música na sua prática pedagógica.