A mobilidade acadêmica internacional dos estudantes de graduação do Programa PEC-G tem sido incentivada por governos que estimulam a troca de conhecimentos e aprendizado intensivo para que, após a conclusão do curso, o profissional venha a utilizar os conhecimentos adquiridos em seu próprio país. Este Programa seleciona estrangeiros, entre 18 e 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no Brasil, oferecendo oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, localizados nos seguintes continentes: África, América Latina, Ásia e também no Caribe. Na Universidade Federal de Roraima, este Programa existe desde 2001, sendo que em 2012 passou a ser administrado pela Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR – CRINT. Objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias utilizadas pelos professores para que estes alunos adquiram, no curto espaço de tempo, a Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE-BRAS, e assim poder continuar no Brasil. Importa ter em mente as relações entre língua, aprendizagem e cultura evitando que aconteça apenas a decodificação dos signos linguísticos. Para que aconteça a internalização da língua portuguesa do Brasil como segunda língua faz-se necessário entender as características, e estratégias utilizadas na aprendizagem para obtenção de um círculo eficaz. A música, os jogos, enfim, a ludicidade colabora em larga escala com estratégia de aquisição da língua portuguesa do Brasil como segunda língua, levando os falantes nativos do inglês, francês e espanhol desenvolverem as habilidades linguísticas de leitura, compreensão e interpretação. As aulas de campo possibilitam uma abertura maior para que o diálogo e troca de experiência cooperem para que a aquisição da língua adicional aconteça como uma experiência exitosa na Universidade Federal de Roraima.