OLIVEIRA, Maria De Fátima Cassiano. O ensino de matemática através dos jogos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37688>. Acesso em: 23/12/2024 09:23
Resumo: O presente trabalho trata sobre os jogos nas aulas de matemática, em turmas de 4º e 5º anos do ensino fundamental I, da Escola Ensino Fundamental Desembargador Braz Baracuhy em Pilões/PB e da Escola Instituto Paraíso da Infância em Arara/PB. Visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discute as possíveis causas do fracasso escolar e as variáveis que interferem negativamente no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente procedeu-se uma pesquisa de campo de caráter qualiquantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário que foi lançado aos professores do ensino fundamental I das referidas escolas, buscando informações acerca do tema em questão. Inicialmente, faz-se uma breve explanação sobre os jogos na sala de aula que influencia na aprendizagem, de modo geral, para posteriormente discutir, especificamente a importância do jogo nas aulas de matemática. O estudo foi realizado com base ainda em pesquisa bibliográfica enfocando as ideias de diversos autores da área, como: Campos (2015), Andrade (2014), Brasil (2014), Moura (2007) dentre outros. A investigação possibilitou identificar fatores favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento dessas crianças, também apontou caminhos para melhorar as práticas vivenciadas pela comunidade no que se refere às dificuldades de aprendizagem. A prática educativa deve contemplar a todos independente do seu ritmo e nível de aprendizagem, sempre levando em consideração a bagagem cultural que o educando traz através de jogos educativos. Neste estudo foi possível entender um pouco mais o processo de aprendizagem na matemática e alguns aspectos que a interferem. Palavras-chave: Jogos, dificuldade de aprendizagem, matemática.