Resumo: Nosso estudo tem como preocupação a questão da autoestima do professor, um profissional que tem uma sobrecarga de responsabilidade muito estressante no seu cotidiano. A importância do professor na formação e no desenvolvimento do ser humano desde a educação infantil até a universitária, é sem dúvida um dos principais pilares para o ser humano possa entender o mundo e dele participar como sujeitos competentes. A autoestima sendo atitudes pessoais de crescimento contínuo acompanhado de aprendizagem levou os especialistas à conclusão de que a autoestima é “possível” para qualquer indivíduo, seja qual for o momento, o ambiente ou idade. autoestima, sobretudo, é uma experiência íntima, um sentimento construtivo, uma consciência que se auto afirma, um conceito positivo que se elabora a respeito de si mesmo, embasado em atitudes corretas, éticas e na integridade do caráter; é o respeito e o apreço da pessoa por si mesma. Diante dos fatos, questiona-se: Quais os fatores que contribuem para a formação da autoestima. Assim sendo, buscou-se encontrar o que a literatura aborda a respeito desse assunto, mas referente a pessoa do professor e ainda de que forma essa temática contribui para a sua formação, porque se acredita que a autoestima do docente interfere no rendimento e nos resultados da atividade de ensinar. E se este profissional da educação não estiver feliz e realizado em seu trabalho ter-se-á alunos com dificuldades, com problemas de aprendizagem. Como metodologia utilizamos diversas leituras em livros e textos que abordassem esse assunto com o intuito de alcançarmos sanar o nosso objetivo. A pesquisa revelou que diversos fatores externos afetam a autoestima do professor e que por isso,muitas vezes, seu trabalho recebe essas interferências.