Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, MATERIAIS DIDÁTICOS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36747
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2156
    "inscrito_id" => 2155
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL"
    "resumo" => "Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MATERIAIS DIDÁTICOS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2155_11092017175202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUEIAS VIRGINIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUEIAS "
    "autor_email" => "miqueiasgeo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36747
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2156
    "inscrito_id" => 2155
    "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO MEIO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL"
    "resumo" => "Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, MATERIAIS DIDÁTICOS, MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID2155_11092017175202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIQUEIAS VIRGINIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MIQUEIAS "
    "autor_email" => "miqueiasgeo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.