Discutir o ensino de geografia na atualidade e no escopo da escola do século XXI significa tarefa desafiadora, porém, necessária. Neste sentido, objetiva-se, discutir como o ensino de Geografia por intermédio do uso de materiais didáticos, associado ao escopo deste tempo e ao papel inerente do professor no processo de mediação didática e do ensino aprendizagem. Para tal, o presente estudo adota como método a pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho qualitativo, tendo por recorte de abrangência os fundamentos teóricos e científicos sobre o ensino da geografia a partir das discussões de Callai (2001), Castrogiovanni (2000), Cavalcanti (2012), Castelar e Vilhena (2014) e Pontuschka (2009), bem como as que se referem ao meio técnico cientifico informacional a partir das ideias de Santos (2014a), (1998b) entrecortando-se com outros aurores que versam de forma relacionada à referente temática. Assim, o referido trabalho, compartimenta-se em seções específicas, sendo a primeira composta pelas bases introdutórias, onde apresentamos de forma breve nossos objetivos, percurso metodológico e a sua justificativa. A segunda, por sua vez, compreende as discussões dialogadas entre o ensino da geografia no contexto do meio técnico-científico-informacional, a partir dos enfoques direcionados a relação entre o uso de materiais didáticos para o ensino e real sentido, e, precisamente como esta se apresenta e pode se delinear na realidade histórica do período atual, considerando suas categorias enquanto componente disciplinar. Por fim, na terceira e última seção, traremos algumas considerações referentes à proposta de nossa pesquisa, buscando ir de encontro aos objetivos traçados para a mesma. A educação geográfica vem sendo transformada a partir dos embates epistemológicos que cercam a Geografia enquanto ciência. Diante disso, o surgimento do meio técnico-científico-informacional, pós-segunda-guerra, foi determinante para se pensar em novas dimensões para o ensino, pois este foi diretamente influenciado em sua materialidade. Portanto, confiamos que as discussões propostas neste trabalho possam auxiliar nos debates que cercam a ciência geográfica e ao ensino de Geografia, assim como ao uso estratégico de materiais didáticos do meio técnico-científico-informacional em sala de aula, com os quais se possa ter um ensino mais dinâmico e que desperte nos alunos uma maior motivação aos conteúdos desta disciplina.