: O ensino de Biologia na atualidade volta-se para uma abordagem dos conteúdos centrada no cotidiano dos alunos, pois julga-se que deste modo, possa-se repensar a realidade. Nessa direção, a prática pedagógica desenvolve-se a partir duma proposta curricular que alia teoria e prática, na qual as atividades práticas não se limitam a consulta de textos informativos, mas em atividades que desenvolva as habilidades necessárias para a formação do pensamento cientifico. O presente artigo se propôs a tecer comentários sobre como o ensino de Biologia tem se adequado ao contexto educacional contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscou-se discorrer acerca do papel do professor diante das inovações que o ensino na área de ciências exige. As leituras efetuadas na construção deste texto assinalam que o ensino de Biologia carece, nos dias atuais, de aulas práticas e uma aprendizagem interdisciplinar. Nossa pesquisa trata-se se uma análise bibliográfica, na qual nos reportamos às contribuições de autores estudiosos acerca do assunto. Com o término dessa pesquisa concluímos que as aulas práticas são fundamentais no ensino de Biologia, embora a prática pedagógica enfrente diversos obstáculos, como a falta de laboratórios nas escolas públicas brasileiras, limitando assim a atuação do professor. Não obstante, aulas expositivas ainda são bastante utilizadas hoje em dia e, com isso, reconhece-se que a prática docente assim como a organização escolar e o currículo envolve questões complexas. Apesar disso, ao longo dos anos nota-se que as aulas de Biologia, passaram por algumas mudanças, especificamente em relação à sistematização dos conteúdos e metodologias empregadas nos três anos do Ensino Médio.