O estudo apresentado é fruto de um projeto aplicado no campo de estágio, como componente das atividades realizadas na disciplina curricular obrigatória de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Paulo VI. Onde atuou-se juntamente ao corpo docente e pedagógico da creche, por meio de atividades lúdicas com enfoque na leitura, com objetivo de familiarizar o universo literário à prática de vida das crianças. Dessa maneira, buscou-se favorecer a ação didática com a utilização de recursos lúdicos em sala de aula, e metodologias que inovassem a ação pedagógica no processo de ensino aprendizagem, tornando-a mais prazerosa no que tange o espaço escolar. Utilizaram-se como fundamentação os referenciais teóricos voltados à educação infantil, assim como as legislações voltadas a essa etapa de ensino, podendo ser citados: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN (Brasil, 1996), o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI (Brasil, 1998), as Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010). A destarte, o projeto surge com a necessidade de trazer uma nova ótica de ensino à prática pedagógica da rede de ensino pública, que ainda é majoritariamente defasada, onde, preocupou-se em abordar valores como forma de construção da formação cidadã, ainda que na educação infantil, dos educandos. Nessa perspectiva, o universo literário atrelado à ludicidade, traz a possibilidade de uma aprendizagem significativa às crianças, e prazer ao trabalho do professor, uma vez que tal processo torna-se mais satisfatório. As etapas do projeto subdividem-se em duas: observação da prática escolar, e execução do projeto voltado ao universo da leitura, onde além de colocar em prática novas metodologias de ensino, observou-se ainda, a estrutura organizacional da escola, as relações interpessoais existentes na mesma, e a prática docente utilizada.