O ENSINO DA MATEMÁTICA A ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4873 "inscrito_id" => 10320 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA A ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente artigo é um recorte inicial de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campo Acadêmico do Agreste, seu objetivo consiste na realização de um mapeamento seguido de uma categorização das comunicações científicas e dos relatos de experiência encontrados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) aos quais envolviam a temática surdez. Tendo natureza bibliográfica e caráter exploratório, nossa pesquisa buscou analisar o que as produções encontradas evidenciam como caminhos significativos para o ensino da matemática a alunos surdos e quais os recursos e tecnologias utilizados que se identificam como facilitadores do processo de ensino eou aprendizagem da matemática. Após a categorização e análise dos trabalhos, encontramos oito produções que tratavam de alternativas (recursos, tecnologias, metodologias e estratégias) para o ensino da matemática aos alunos surdos, corroborando com as discussões introduzidas nesta pesquisa. Com a análise realizada foi possível identificarmos a utilização de alternativas para o ensino da matemática. Uma parte considerável dos trabalhos analisados traziam a utilização de materiais manipuláveis atrelados ao ensino da geometria, ressaltando a importância do visual para o aluno surdo. Nos demais trabalhos encontramos adaptações de jogos matemáticos, utilização de jogos digitais, utilização da história na matemática, criação e utilização de materiais multissensoriais, utilização da Língua Brasileira de Sinais nas aulas de matemática, entre outros. Logo, concluímos que é de grande relevância a utilização dessas alternativas para o ensino da matemática aos alunos surdos, pois são alternativas significativas que auxiliam tanto os alunos surdos quanto os professores de matemática no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Sendo relevante ressaltarmos a importância de uma formação inicial e/ou continuada adequada aos professores de matemática, para que os mesmos possam enxergar as necessidades dos seus alunos buscando alternativas para promover o aprendizado no âmbito da sua sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SURDEZ, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID10320_17102017125013.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANYLA LAISE SANTOS " "autor_nome_curto" => "ANYLA SANTOS" "autor_email" => "anylalaise25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4873 "inscrito_id" => 10320 "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA A ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente artigo é um recorte inicial de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campo Acadêmico do Agreste, seu objetivo consiste na realização de um mapeamento seguido de uma categorização das comunicações científicas e dos relatos de experiência encontrados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) aos quais envolviam a temática surdez. Tendo natureza bibliográfica e caráter exploratório, nossa pesquisa buscou analisar o que as produções encontradas evidenciam como caminhos significativos para o ensino da matemática a alunos surdos e quais os recursos e tecnologias utilizados que se identificam como facilitadores do processo de ensino eou aprendizagem da matemática. Após a categorização e análise dos trabalhos, encontramos oito produções que tratavam de alternativas (recursos, tecnologias, metodologias e estratégias) para o ensino da matemática aos alunos surdos, corroborando com as discussões introduzidas nesta pesquisa. Com a análise realizada foi possível identificarmos a utilização de alternativas para o ensino da matemática. Uma parte considerável dos trabalhos analisados traziam a utilização de materiais manipuláveis atrelados ao ensino da geometria, ressaltando a importância do visual para o aluno surdo. Nos demais trabalhos encontramos adaptações de jogos matemáticos, utilização de jogos digitais, utilização da história na matemática, criação e utilização de materiais multissensoriais, utilização da Língua Brasileira de Sinais nas aulas de matemática, entre outros. Logo, concluímos que é de grande relevância a utilização dessas alternativas para o ensino da matemática aos alunos surdos, pois são alternativas significativas que auxiliam tanto os alunos surdos quanto os professores de matemática no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Sendo relevante ressaltarmos a importância de uma formação inicial e/ou continuada adequada aos professores de matemática, para que os mesmos possam enxergar as necessidades dos seus alunos buscando alternativas para promover o aprendizado no âmbito da sua sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SURDEZ, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID10320_17102017125013.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANYLA LAISE SANTOS " "autor_nome_curto" => "ANYLA SANTOS" "autor_email" => "anylalaise25@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }