O presente artigo é um recorte inicial de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - Campo Acadêmico do Agreste, seu objetivo consiste na realização de um mapeamento seguido de uma categorização das comunicações científicas e dos relatos de experiência encontrados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) aos quais envolviam a temática surdez. Tendo natureza bibliográfica e caráter exploratório, nossa pesquisa buscou analisar o que as produções encontradas evidenciam como caminhos significativos para o ensino da matemática a alunos surdos e quais os recursos e tecnologias utilizados que se identificam como facilitadores do processo de ensino eou aprendizagem da matemática. Após a categorização e análise dos trabalhos, encontramos oito produções que tratavam de alternativas (recursos, tecnologias, metodologias e estratégias) para o ensino da matemática aos alunos surdos, corroborando com as discussões introduzidas nesta pesquisa. Com a análise realizada foi possível identificarmos a utilização de alternativas para o ensino da matemática. Uma parte considerável dos trabalhos analisados traziam a utilização de materiais manipuláveis atrelados ao ensino da geometria, ressaltando a importância do visual para o aluno surdo. Nos demais trabalhos encontramos adaptações de jogos matemáticos, utilização de jogos digitais, utilização da história na matemática, criação e utilização de materiais multissensoriais, utilização da Língua Brasileira de Sinais nas aulas de matemática, entre outros. Logo, concluímos que é de grande relevância a utilização dessas alternativas para o ensino da matemática aos alunos surdos, pois são alternativas significativas que auxiliam tanto os alunos surdos quanto os professores de matemática no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Sendo relevante ressaltarmos a importância de uma formação inicial e/ou continuada adequada aos professores de matemática, para que os mesmos possam enxergar as necessidades dos seus alunos buscando alternativas para promover o aprendizado no âmbito da sua sala de aula.