Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo do texto “Epicuro e a negação da vida política”, no que tange sua correspondência com o pensamento do filósofo em questão. O texto, contido na disciplina de Filosofia, no livro didático Coleção Viver, Aprender – Ciências Humanas, adotado para o Ensino Médio nos Centros de Educação de Jovens e Adultos - CEJA do estado do Ceará, foi analisado tendo como parâmetro comparativo o texto Epicuro, da obra “Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres” – Livro X, de Diogénes Laércios. Este foi objeto de estudo na disciplina Tópicos Especiais de Filosofia e o seu Ensino, no Mestrado Profissional de Filosofia, na Universidade Federal do Ceará. A constatação de problemas, seja de que ordem for, em conteúdos didáticos que comprometem a qualidade da formação, que denote um descompromisso com uma certificação, que ao ser buscada está impregnada de sonhos e de uma luta por possibilidades de inserção social, não pode ser ignorada e tratada como questão menor. Percebe-se, com esta análise, que a luta por afirmar a Filosofia como disciplina nos currículos se desdobra em outras lutas, como a produção de textos filosóficos em livros didáticos com clareza e adequação de informações, compromissados com as propostas metodológicas dos diversos segmentos educacionais, inclusive da EJA.
Palavras-chave: Epicuro, CEJA, Livro Didático.