Resumo: Considerando o ensino de Língua Portuguesa e as diferentes formas de abordagem do docente mediante à sala de aula, estabelecemos como objetivo deste artigo abordar as particularidades e superficialidades, no que tange ao ensino de literatura observados no contexto do estágio supervisionado. Na maioria das vezes o ensino de literatura é feito de maneira sistemática e descontextualizada, chegando a ocasionar uma barreira que precariza o ensino literário. No entanto, é importante lembrar que os PCN de Língua Portuguesa propõem que o processo de ensino - aprendizagem deve integrar teoria e prática, de modo que uma complemente a outra. Dentre os objetivos deste trabalho, visamos identificar a presença de alunos com perfil de leitores no contexto e realidade escolar da rede pública de ensino, analisar a prática docente no ensino médio, e verificar se o método de ensino utilizado em sala de aula contribui para a formação de alunos leitores, que sejam ativos e proficientes. Para a ampliação e o progresso das nossas ideias, contamos com a colaboração teórica de COSSON (2011), dos documentos oficiais como as OCEM (2006) e os PCN (2000), ainda traremos SANTANA (2016), que fala a respeito da formação do professor, as fases da vida profissional, como o ensino pode ser afetado, e retrata a pratica pedagógica no ensino de literatura, dentre outros autores como PIMENTA (2011).