Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA CUJO CONTEÚDO É GRANDEZAS FÍSICAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO, FERRAMENTA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38742
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 1390
    "titulo" => """
      UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA CUJO CONTEÚDO\r\n
      É GRANDEZAS FÍSICAS
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem foco em Jogos Didáticos no Ensino de Química, este, aborda um jogo\r\n
      intitulado “Roleta das Grandezas Físicas”, que foi aplicado em uma escola parceira do Programa\r\n
      Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, a EREM Jarina Maia, localizada na cidade\r\n
      de João Alfredo, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 40 (quarenta) estudantes. Teve como\r\n
      instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro\r\n
      aplicado após a vivência com o Jogo Didático supracitado. É importante deixar claro que esta\r\n
      ferramenta didática, conforme os depoimentos dos discentes, contribuiu para o processo de ensinoaprendizagem,\r\n
      uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a\r\n
      busca pela construção do conhecimento. É relevante ressaltar que a utilização deste material, apresenta\r\n
      como um dos objetivos, auxiliar os professores no ensino de Química, quebrando a dicotomia\r\n
      existente entre teoria e prática, logo é importante frisar que a utilização dos Jogos Didáticos é de\r\n
      extrema pertinência para o processo de ensino-aprendizagem, posto que desenvolve habilidades e\r\n
      competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o\r\n
      Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco\r\n
      etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5)\r\n
      Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Neste sentido, cabe enfatizar que\r\n
      os discentes têm uma enorme carência em metodologias diversificadas para a facilitação do conteúdo\r\n
      explicitado em quadro, é então que o Jogo Didático entra como facilitador do conteúdo abordado em\r\n
      sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO, FERRAMENTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1390_10092017172341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRASILIANO CARLOS DE MOURA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brasil_oliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38742
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1410
    "inscrito_id" => 1390
    "titulo" => """
      UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA CUJO CONTEÚDO\r\n
      É GRANDEZAS FÍSICAS
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho tem foco em Jogos Didáticos no Ensino de Química, este, aborda um jogo\r\n
      intitulado “Roleta das Grandezas Físicas”, que foi aplicado em uma escola parceira do Programa\r\n
      Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, a EREM Jarina Maia, localizada na cidade\r\n
      de João Alfredo, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 40 (quarenta) estudantes. Teve como\r\n
      instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro\r\n
      aplicado após a vivência com o Jogo Didático supracitado. É importante deixar claro que esta\r\n
      ferramenta didática, conforme os depoimentos dos discentes, contribuiu para o processo de ensinoaprendizagem,\r\n
      uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a\r\n
      busca pela construção do conhecimento. É relevante ressaltar que a utilização deste material, apresenta\r\n
      como um dos objetivos, auxiliar os professores no ensino de Química, quebrando a dicotomia\r\n
      existente entre teoria e prática, logo é importante frisar que a utilização dos Jogos Didáticos é de\r\n
      extrema pertinência para o processo de ensino-aprendizagem, posto que desenvolve habilidades e\r\n
      competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o\r\n
      Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco\r\n
      etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5)\r\n
      Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Neste sentido, cabe enfatizar que\r\n
      os discentes têm uma enorme carência em metodologias diversificadas para a facilitação do conteúdo\r\n
      explicitado em quadro, é então que o Jogo Didático entra como facilitador do conteúdo abordado em\r\n
      sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO, FERRAMENTA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID1390_10092017172341.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRASILIANO CARLOS DE MOURA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brasil_oliveira@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem foco em Jogos Didáticos no Ensino de Química, este, aborda um jogo intitulado “Roleta das Grandezas Físicas”, que foi aplicado em uma escola parceira do Programa Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, a EREM Jarina Maia, localizada na cidade de João Alfredo, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 40 (quarenta) estudantes. Teve como instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro aplicado após a vivência com o Jogo Didático supracitado. É importante deixar claro que esta ferramenta didática, conforme os depoimentos dos discentes, contribuiu para o processo de ensinoaprendizagem, uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a busca pela construção do conhecimento. É relevante ressaltar que a utilização deste material, apresenta como um dos objetivos, auxiliar os professores no ensino de Química, quebrando a dicotomia existente entre teoria e prática, logo é importante frisar que a utilização dos Jogos Didáticos é de extrema pertinência para o processo de ensino-aprendizagem, posto que desenvolve habilidades e competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5) Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Neste sentido, cabe enfatizar que os discentes têm uma enorme carência em metodologias diversificadas para a facilitação do conteúdo explicitado em quadro, é então que o Jogo Didático entra como facilitador do conteúdo abordado em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.