O presente trabalho tem foco em Jogos Didáticos no Ensino de Química, este, aborda um jogo
intitulado “Roleta das Grandezas Físicas”, que foi aplicado em uma escola parceira do Programa
Internacional Despertando Vocações para as Licenciaturas, a EREM Jarina Maia, localizada na cidade
de João Alfredo, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio com 40 (quarenta) estudantes. Teve como
instrumento de coleta de dados, dois questionários, um aplicado antes da intervenção e o outro
aplicado após a vivência com o Jogo Didático supracitado. É importante deixar claro que esta
ferramenta didática, conforme os depoimentos dos discentes, contribuiu para o processo de ensinoaprendizagem,
uma vez que, houve a preocupação, o envolvimento, a interação e principalmente a
busca pela construção do conhecimento. É relevante ressaltar que a utilização deste material, apresenta
como um dos objetivos, auxiliar os professores no ensino de Química, quebrando a dicotomia
existente entre teoria e prática, logo é importante frisar que a utilização dos Jogos Didáticos é de
extrema pertinência para o processo de ensino-aprendizagem, posto que desenvolve habilidades e
competências nos estudantes, os direcionando a exercitar a criatividade. A metodologia escolhida foi o
Ciclo da Experiência Kellyana (CEK), proposto por George Kelly (1963) onde é dividido em cinco
etapas: (1) Antecipação, (2) Investimento, (3) Encontro, (4) Confirmação ou Desconfirmação e (5)
Revisão Construtiva, no texto segue detalhadamente todas as etapas. Neste sentido, cabe enfatizar que
os discentes têm uma enorme carência em metodologias diversificadas para a facilitação do conteúdo
explicitado em quadro, é então que o Jogo Didático entra como facilitador do conteúdo abordado em
sala de aula.