Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA ANÁLISE DO FILME “O ENIGMA DAS CARTAS”

Palavra-chaves: INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS, COGNIÇÃO, CINEMA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O filme “O enigma das cartas” retrata o drama de uma família, composta por uma mãe e dois filhos, cuja filha mais nova, Sally, sofre um trauma com a perda do pai e é, posteriormente, diagnosticada com autismo. Durante o longa, a menina desenvolve diversas capacidades cognitivas não observadas anteriormente na personagem, o que nos possibilitou um estudo sobre como as inteligências se destacam nas pessoas. Desse modo, neste trabalho temos como objetivo analisar como a criança desenvolve suas capacidades cognitivas e quais ganham mais destaque no enredo do filme. Para isso, nos valemos da teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1995), que propõe, inicialmente, sete tipos de desenvolvimentos cognitivos para o ser humano, expandindo-os, posteriormente, para nove. Sendo assim, buscamos identificar quais das nove inteligências (linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial) foram desenvolvidas mais explicitamente pela personagem de modo que possamos compreender quais fatores influenciaram o desenvolvimento de cada inteligência e como podemos trazer isso para o âmbito educacional. Visto que cinema e educação podem estar intrinsecamente ligados, nos valemos das contribuições de Gardner (1995) – como citado anteriormente – Gáspari (2002), Napolitano (2014) e Klammer (2006), dentre outros teóricos, como aportes teóricos de nossa pesquisa. Como resultados, percebemos que, das Inteligências supracitadas, a corporal-cinestésica teve um destaque maior, porém, há a aparição de outras capacidades, o que nos leva a refletir sobre como é possível desenvolver estas capacidades de maneira adequada, sem forçar uma importância maior a uma ou outra, de modo que as crianças possam se desenvolver de maneira mais ativa e com menos dificuldades de aprendizagem.

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