O presente artigo tem como objetivo apresentar um breve relato dos avanços a da educação brasileira. Além de apresentar as observações e intervenções realizadas no campo de estágio na perspectiva de fomentar as contribuições do lúdico no trabalho com a alfabetização e letramento.É no campo de estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão. Porém, percebemos que vários desafios precisam ser superados, dentre eles as deficiências na formação profissional, ou seja, o professor necessita de determinadas competências para utilizar este modelo metodológico. O planejamento e a base teórica não podem faltar ao utilizar o lúdico como recurso de ensino e aprendizagem.