GARCIA, Lucila Ruiz. O problema de teoria e prática na tradição pedagógica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37877>. Acesso em: 23/12/2024 05:06
Apesar de se tratar de uma discussão antiga, ainda há muitas divergências sobre o problema das relações entre teoria e prática. Desta forma, justifica-se a importância de um estudo que busque um consenso, em nosso caso, na tradição pedagógica. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa de revisão de literatura. O presente artigo, é um recorte da dissertação de mestrado em andamento, intitulada “Dicotomia entre teoria e prática? O papel do estágio na formação docente”, e tem como objetivo apresentar de forma sucinta o conceito de dialética e trazer uma reflexão sob a perspectiva histórica do problema de teoria e de prática na tradição pedagógica. Autores como Konder (1992), Gadotti (1998), Schmied-Kowarzick (1983) entre outros referenciados, nos apresentam desde Heráclito de Efeso (aprox. 540-480 a.C.) até Marx (1818-1883), os principais posicionamentos sobre a dialética e o problema de teoria e prática sob o aspecto pedagógico e educativo. Em Efeso, encontra-se o sentido moderno de dialética, entendida como a luta dos opostos. Kant (1724-1804) confere à prática prioridade total face à teoria. Schleiermacher (1768-1834) corrobora com Kant e afirma que a educação é a influência da geração mais velha sobre a mais jovem com o objetivo de formação humana e ética. Herbart (1776-1841), ao contrário de Kant e Schleiermacher, confere à teoria prioridade frente à prática. Para Hegel (1770-1831), a dialética é o momento negativo de toda a realidade e que a razão domina o mundo e que a filosofia não pode interferir nas lutas práticas da realidade. Marx afirma que a dialética explica a evolução da matéria, da natureza e do homem. Para ele a filosofia não pode ser meramente contemplativa, mas deve intervir na realidade e transformação da realidade, trazendo também o conceito de práxis, que segundo ele é atitude (teórico-prática) humana de transformação da sociedade, em interdependência. Tomando essa reflexão sob o aspecto da formação inicial docente no contexto da atualidade, conclui-se que as ideias de Marx se aproximam das necessidades pedagógicas atuais, embora ainda haja muito por evoluir, posto que a mediação entre os aportes teóricos e a práxis educacional só se dão quando os docentes em formação se encontram com a realidade das escolas, que hoje estão cada vez mais distantes do campo de formação inicial dos nossos professores.