Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO: AVALIANDO O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO

Palavra-chaves: ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA, RESULTADOS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36775 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 1806 "titulo" => "ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO: AVALIANDO O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente artigo apresenta dados conclusivos da Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE). O trabalho teve o intuito de analisar a realidade vivenciada nas Escolas Públicas Estaduais de Bezerros e Agrestina, cidades localizadas no Agreste de Pernambuco e ambas pertencentes ao Programa de Educação Integral (PEI). Em geral, nosso objetivo foi comparar dados e verificar o que realmente mudou com a implementação do Programa, que visa a melhoria do ensino e profissionalização. Após sua implementação, o estado obteve bons resultados nos monitoramentos da qualidade da Educação, indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas na avaliação feita em âmbito internacional, o Programme for International Student Assessment (PISA) mostrou dados diferentes dos coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para situar o leitor, fizemos uma breve abordagem histórica do desenvolvimento da Educação Integral no País e mostramos as bases que sustentam o benefício da mesma para os educandos e educandas. As referências teóricas que utilizamos para compreender a perspectiva de educação integral e o contexto de pressão por resultados são: Paro (1988), Teixeira (1957), Eboli (1983), Cavalieri (2009), Mota (2006), Guará (2006), Costa (2002), Mizukami (1986), Santos (2015), Coelho (2002), Malhem (2002), Mancebo (2007) e outros. A pesquisa foi realizada através de análise documental, revisão bibliográfica e análise de entrevista semiestruturada realizada com professores/as que trabalham nas instituições. Concluímos que as escolas sofrem com defasagem de equipamentos e que os professores são pressionados por uma política de avaliação que penaliza os docentes em função dos resultados obtidos nas avaliações em larga escala.O presente artigo apresenta dados conclusivos da Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE). O trabalho teve o intuito de analisar a realidade vivenciada nas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA, RESULTADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1806_13082017020835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIWELTON ANTONIO DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "ERIWELTON " "autor_email" => "eriweltonantonio.360@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36775 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 398 "inscrito_id" => 1806 "titulo" => "ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO: AVALIANDO O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente artigo apresenta dados conclusivos da Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE). O trabalho teve o intuito de analisar a realidade vivenciada nas Escolas Públicas Estaduais de Bezerros e Agrestina, cidades localizadas no Agreste de Pernambuco e ambas pertencentes ao Programa de Educação Integral (PEI). Em geral, nosso objetivo foi comparar dados e verificar o que realmente mudou com a implementação do Programa, que visa a melhoria do ensino e profissionalização. Após sua implementação, o estado obteve bons resultados nos monitoramentos da qualidade da Educação, indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas na avaliação feita em âmbito internacional, o Programme for International Student Assessment (PISA) mostrou dados diferentes dos coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para situar o leitor, fizemos uma breve abordagem histórica do desenvolvimento da Educação Integral no País e mostramos as bases que sustentam o benefício da mesma para os educandos e educandas. As referências teóricas que utilizamos para compreender a perspectiva de educação integral e o contexto de pressão por resultados são: Paro (1988), Teixeira (1957), Eboli (1983), Cavalieri (2009), Mota (2006), Guará (2006), Costa (2002), Mizukami (1986), Santos (2015), Coelho (2002), Malhem (2002), Mancebo (2007) e outros. A pesquisa foi realizada através de análise documental, revisão bibliográfica e análise de entrevista semiestruturada realizada com professores/as que trabalham nas instituições. Concluímos que as escolas sofrem com defasagem de equipamentos e que os professores são pressionados por uma política de avaliação que penaliza os docentes em função dos resultados obtidos nas avaliações em larga escala.O presente artigo apresenta dados conclusivos da Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE). O trabalho teve o intuito de analisar a realidade vivenciada nas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, PROFISSIONALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA, RESULTADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1806_13082017020835.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIWELTON ANTONIO DE HOLANDA" "autor_nome_curto" => "ERIWELTON " "autor_email" => "eriweltonantonio.360@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta dados conclusivos da Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/UFPE). O trabalho teve o intuito de analisar a realidade vivenciada nas Escolas Públicas Estaduais de Bezerros e Agrestina, cidades localizadas no Agreste de Pernambuco e ambas pertencentes ao Programa de Educação Integral (PEI). Em geral, nosso objetivo foi comparar dados e verificar o que realmente mudou com a implementação do Programa, que visa a melhoria do ensino e profissionalização. Após sua implementação, o estado obteve bons resultados nos monitoramentos da qualidade da Educação, indicados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas na avaliação feita em âmbito internacional, o Programme for International Student Assessment (PISA) mostrou dados diferentes dos coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para situar o leitor, fizemos uma breve abordagem histórica do desenvolvimento da Educação Integral no País e mostramos as bases que sustentam o benefício da mesma para os educandos e educandas. As referências teóricas que utilizamos para compreender a perspectiva de educação integral e o contexto de pressão por resultados são: Paro (1988), Teixeira (1957), Eboli (1983), Cavalieri (2009), Mota (2006), Guará (2006), Costa (2002), Mizukami (1986), Santos (2015), Coelho (2002), Malhem (2002), Mancebo (2007) e outros. A pesquisa foi realizada através de análise documental, revisão bibliográfica e análise de entrevista semiestruturada realizada com professores/as que trabalham nas instituições. Concluímos que as escolas sofrem com defasagem de equipamentos e que os professores são pressionados por uma política de avaliação que penaliza os docentes em função dos resultados obtidos nas avaliações em larga escala.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.