MELO, Sumara Wedja Da Silva. O aspecto motivacional e a aprendizagem em ciências. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/37552>. Acesso em: 22/11/2024 16:38
Pensar em aprendizagem pelo viés da motivação é essencial para o planejamento do processo ensino-aprendizagem. O caráter motivador aplicado ao Ensino de Ciências pode emergir através de um ensino construtivista, pois essa aproximação é uma proposta que contempla a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. O presente estudo visa refletir a influência do motivacional no Ensino de Ciências. O instrumento de identificação do motivacional versa sobre a aplicação de um questionário com perguntas relacionadas ao que motivas e desmotiva os alunos em relação ao Ensino de Ciências. Se observar 87,5 % de respostas sim, a maioria dos estudantes declara gostar de estudar Ciências. O presente estudo mostra que os alunos possuem interesse no Ensino de Ciências, pois é uma disciplina que engloba fatos da vida e isso os alunos conseguem relacionar com situações cotidianas. A motivação é algo que está intrínseco e extrínseco, pois ambos contribuem para a aprendizagem.