A história de vida das pessoas, quando são externadas, valorizadas e constituídas paralelo com história de outras pessoas tende a levar a uma compreensão divido a busca das proximidades de algumas situações que as envolvem ou envolveram. Quando essa dinâmica ocorre com os professores de matemática, têm-se a sensação de que a ciência matemática é feita por pessoas humanas que possuem também suas dificuldades. Por isso, que os futuros professores de matemática de uma instituição de ensino superior narraram a sua história de vida e convergências que contribuíram para adentrar no mundo do conhecimento matemático. Logo, por meio de simples histórias, os estudantes apresentaram o seu desejo de estudar matemática realizando o curso de Licenciatura em Matemática. Nesta dinâmica, ao ter acesso a história de outros professores de matemática e suas inúmeras experiências informais além dos que tiveram experiências no meio escolar serviram de motivação para muitos estudantes enveredarem na mesma área. Assim, após relatos feitos oralmente numa roda de conversa, os estudantes apresentaram como foi o despertar para entrar no curso de Licenciatura em Matemática por ter o desejo de serem professores de matemática. Após algumas horas de conversa, diante de tantas coisas belas que poderiam ser oportunizado a outras pessoas o acesso, houve a necessidade de um registro escrito dessas histórias a fim de torna-las memórias que seriam conhecidas pelos filhos, netos, bisnetos, alunos, além de outras pessoas que se interessassem em conhecer. Na apresentação de suas histórias, houve empolgação, emoções, nervosismo e também descontrações, chamando atenção em vários momentos de episódios comuns a diversas narrativas realizadas.