Os métodos lúdicos são importantes ferramentas para auxiliar professores e alunos nos processos de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos e as aulas práticas são bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. Os órgãos dos sentidos são de grande importância para os seres humanos, pois são com eles que somos capazes de reconhecer o território no qual estamos inseridos. Tendo em vista as dificuldades que o professor enfrenta em sala de aula com poucos recursos dentro da escola para inovar e a complexidade e importância do estudo dos órgãos sensoriais, este trabalho teve o objetivo de desenvolver e aplicar recursos lúdicos para otimização da absorção do conhecimento sobre fisiopatologias sensoriais. A pesquisa foi realizada com uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Instituição São Luiz na cidade Camaragibe – PE. Após uma aula tradicional foi aplicado um questionário, em seguida, foi ministrada a aula prática e aplicado o jogo lúdico, e por fim, aplicado mais um questionário a fim de avaliar a eficácia da metodologia desenvolvida. Os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro questionário, com ênfase na primeira questão, que se tratava de uma patologia relacionada à audição, onde houve um aumento de 54,14%, também merecendo destaque a terceira, com 37,5% e a décima, com 41,7%, quesitos esses relacionados respectivamente ao olfato e à visão, como também pôde ser observado que, durante a aula com práticas lúdicas, os discentes começaram a mostraram um interesse em conhecer e aprender sobre o tema, tendo uma interação de 100% da turma nas atividades. Desta forma, foi perceptível que a utilização de recursos lúdico associados à práticas relacionadas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.