A leitura é um meio de comunicação que vai muito além do que o ato de decodificar letras e números. Permite ao indivíduo imaginar, refletir e formular seus pensamentos, bem como, colocá-los em prática. É também um meio de inserção social, pois esta possibilita a autonomia da pessoa, em buscar o conhecimento e utilizá-lo a seu favor. Para tanto, devemos considerar um fator muito importante nesse processo: a motivação. Esta impulsiona o aluno a disponibilizar tempo e energia necessários, para realizar suas tarefas escolares, bem como, desenvolver a aprendizagem significativa. O objetivo do presente trabalho busca reconhecer a importância da motivação no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e utilizou-se a metodologia descritiva. A mesma foi realizada numa turma do segundo ano “A” da Escola Municipal Francisco Chaves Ventura localizada na cidade de Camalaú-PB. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário contendo cinco perguntas objetivas, com o propósito de verificar a opinião dos pais dos alunos à cerca da eficiência do projeto. Os alunos trocam os livros três vezes por semana, a cada dois dias e levam para casa, para fazerem a leitura diária com suas famílias. Nos dias de troca, um aluno reconta a história que leu para os demais colegas. Na oportunidade faz-se a gravação em vídeo, a qual é postada num grupo de WhatsApp, formado pelos pais, a professora, o coordenador pedagógico e a diretora. Dessa forma, os resultados obtidos com a implantação do referido projeto, foram satisfatórios e concluídos com sucesso. Portanto, a motivação de pais e alunos implicou no bom desenvolvimento da leitura e da escrita, como também, facilitou a aprendizagem.