Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ATIVIDADES PRÁTICAS, MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, MICROBIOLOGIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e suas funções, essa área da biologia tem como papel fundamental classificar e observar os microrganismos através do auxílio microscópico. O conhecimento sobre microbiologia ajuda o estudante a pensar sobre a importância dos microrganismos em sua vida, assim como perceber, as funções no qual os microrganismos desempenham no ambiente. Dessa forma, desenvolver práticas alternativas e de baixo custo é de extrema importância para o aprendizado dos alunos, visto que, desperta curiosidade para novas vivências no ambiente escolar facilitando no processo de ensino-aprendizado. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver atividades experimentais de baixo custo para auxiliar no aprendizado de Microbiologia para alunos de Ensino Médio nas aulas de Biologia. As atividades foram desenvolvidas junto ao Projeto intitulado “Aulas práticas alternativas de Microbiologia para os alunos de Ensino Médio” e aplicadas no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense. Foram elaborados dois roteiros contendo as práticas intituladas “Visualização de Microrganismos no leite” e “Utilização de mingau como meio de cultura para o crescimento de microrganismos”, utilizando materiais alternativos e de baixo custo. Os materiais utilizados para o desenvolvimento das práticas foram: Leite, Amido de milho, água, óleo, limão, lamparina, bico de Bunsen, copo Becker, potes de vidro de papinha de bebê (120g), placa de Petri e Swab. As práticas foram executadas e a partir dos resultados das amostras, do crescimento de microrganismos levadas para a visualização dos microrganismos através do microscópio. A partir dos resultados obtidos da execução deste trabalho, podemos concluir que a viabilização de práticas alternativas para o ensino da Microbiologia, faz com que os alunos participem ativamente das atividades, fazendo com que percebam que os microrganismos embora invisíveis a olho nu, estão presentes em todos os ambientes.

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