O ensino de Física passa por grandes transformações, ainda temos o processo mecanizado, mas a cada dia novas ferramentas de apoio que surgem para nos auxiliar nessa tarefa de ensinar e dar sentido ao que se é estudado, pois o ensino de Física tomou um rumo indesejado. Onde o alunado não identifica conexão com o seu cotidiano, tornando em uma tarefa enfadonha que não passa de um repositório de equações infundadas. Nessa linha de trabalho, de buscar novas ferramentas, colocamos em prática o uso de uma ferramenta computacional, o software livre Modellus. É um programa de livre download onde podemos criar um ambiente matemático e colocar figuras associadas a vetores e a equações, colocando objetos variados para se movimentarem, dessa forma podemos acompanhar a solução interativa de vários problemas da mecânica retirados do próprio livro didático do aluno, por exemplo. No nosso trabalho construímos a modelagem matemática do problema e resolvemos de forma interativa uma situação aleatória, bem como duas questões do propostas para os alunos comprovarem seus cálculos realizados em casa, colocando objetos para se movimentarem segundo uma determinada equação horária, com a construção de gráficos, tabelas e associando vetores a objetos. Aplicamos a ferramenta no desenvolvimento de três problemas envolvendo o estudo dos movimentos e lançamento oblíquo, bem como a análise de gráficos. Propomos que primeiro os problemas fossem resolvidos no caderno para depois montamos a modelagem matemática e solução de forma interativa com o uso da ferramenta computacional, para tentarmos validar as ideias dos alunos, onde não tínhamos respostas certas ou erradas, isso porque existia a possibilidade da verificação do seu erro e ajuste do mesmo.