As avaliações nas práticas pedagógicas ainda caminham por percursos da prática pedagógica tradicional e exercem o papel de apenas aferir conhecimento, porém esse modelo não consegue mais dar conta da complexidade de conhecimento ao qual os sujeitos contemporâneos estão acessando. Portanto, se faz necessário uma mudança de prática pedagógica que pressupõe uma mudança também no processo avaliativo, nesse viés, acreditamos em uma pratica pedagógica libertária e, por conseguinte, um processo avaliativo formativo. Por isso, nesse estudo, o nosso objetivo foi analisar concepções de avaliação da aprendizagem adotadas por professores da Educação Básica de uma escola de tempo integral da cidade de Bezerros-PE, tecendo um olhar comparativo entre os procedimentos adotados pelos professores de Matemática e os professores das demais disciplinas. Como num processo avaliativo o professor também se encontra em situação de aprendizagem em que pode refletir sobre a adequação, ou não, de seus métodos de ensino em sala de aula, acreditamos que as análises de tais concepções, em particular do professor de Matemática, possam nos permitir fazer inferências em relação aos procedimentos didáticos adotados por ele. E, por ser a Matemática uma das disciplinas que mais priorizam o modelo tradicional de avaliação, optamos por esse estudo comparativo entre os processos avaliativos de seus professores com outros professores do Ensino Básico. Um grupo de oito professores responderam a um questionário escrito, com cinco questões, entre questões abertas e fechadas, que perguntavam sobre métodos de avaliação adotados pelo docente assim como, também, em relação às justificativas de tais adoções e sobre às ideias avaliativas acreditadas por eles. Em relação aos resultados, todos os professores apresentaram uma linearidade em relação aos métodos tradicionais de avaliação. Nenhum deles adota uma avaliação efetivamente formativa. No entanto, alguns buscam métodos diferentes, não se prendendo apenas a prova escrita. Quanto aos professores de Matemática, os resultados apontaram para uma avaliação tradicional, cujo principal instrumento é a prova escrita. Todos os professores responderam que estavam satisfeitos com as avaliações escolhidas por eles. E os resultados nos levam a inferir que se faz necessário um modelo de tratamento didático de conteúdos matemáticos que leve o aluno a desenvolver competências complexas como observar, analisar, investigar e tomar decisões, para que ele se torne autônomo no processo de construção da sua aprendizagem e de suas atitudes de cidadania.