Resumo: Nos dias atuais, não é difícil observar que o alunado está completamente envolvido na realidade virtual, e fazem dos jogos eletrônicos uma das principais fontes de entretenimento. Exatamente por isso, a escola não deve ignorar essa perspectiva, antes, porém, deve aproveitar esse interesse dos alunos e buscar formas de utilizar - positivamente - os jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi mostrar como utilizar o jogo virtual Minecraft como estratégia para alfabetização e letramento de alunos. A presente pesquisa se justifica uma vez o jogo pode ser considerado um importante aliado na alfabetização de alunos, especialmente, aqueles com desatenção ou desinteresse pela aprendizagem, o processo de ensino-aprendizagem deve estar acessível às potencialidades dos alunos - cada vez mais – criando estratégias que possibilitem o conhecimento. A metodologia dessa pesquisa é de cunho qualitativo, e a coleta dos dados se deu através de um levantamento bibliográfico e uma observação participante, essa experiência foi vivenciada no período de Abril a Junho de 2017. O estudo abordado ressignificou a vida escolar de tal sujeito, e isso é importante porque o fez um ser alfabetizado e letrado, membro de uma sociedade, pois lhe trouxe a leitura e a escrita, a descoberta para o mundo. Além disso, é válido dizer que o trabalho de um educador abandona a tese de que apenas o professor possui conhecimento, mas é com e para o aluno que se caminha em prol de objetivos comuns já que, de acordo com o relato descrito durante o trabalho, entendemos que professor e aluno são cúmplices. Segundo (Freire, 1994), “o professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender” e isso torna o processo da escola algo democrático e satisfatório para todos os que dela fazem parte, conforme o relato de experiência vivenciado nessa pesquisa.