Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE TEMAS RELACIONADOS À ETNOBOTÂNICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO, ETNOBOTÂNICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Botânica normalmente é realizado sem referências à vivência e interesse dos alunos. Essa disciplina, se trabalhada de forma contextualizada, pode motivar o aluno, favorecendo a aprendizagem, além de desenvolver habilidades e competências necessárias para formar um cidadão crítico.A Etnobotânica possibilita entender a relação que vários povos, em diferentes momentos de sua história, mantém com o ambiente em que vivem. Saber que um produto vegetal pode tratar uma doença ou causá-la é importante mesmo para a sobrevivência de populações humanas. O principal objetivo das intervenções foi desmistificar conceitos e esclarecer dúvidas a respeito das plantas medicinais e tóxicas a partir do conhecimento prévio dos discentes. O presente trabalho fez parte de um Projeto de Extensão aprovado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), intitulado “Botânica na Prática”, desenvolvido em parceria com uma escola da rede pública alagoana, localizada próxima ao campus central da UFAL. O público alvo foram 35 alunos da 3ª série do Ensino Médio. No primeiro momento realizou-se uma aula expositiva dialogada abordando os seguintes tópicos: 1) O que é uma planta tóxica? 2) Quais características a planta precisa apresentar para ser considerada como tóxica? 3) Quais as plantas medicinais popularmente conhecidas? E quais seus componentes tóxicos? 4) Quais os efeitos colaterais causados pelos componentes tóxicos? Após a apresentação e algumas definições, o mediador iniciou uma discussão acerca de suas funcionalidades na indústria farmacêutica. Para introduzir o segundo tema foi exibido um documentário intitulado “Plantas Medicinais”, em seguida apresentados alguns conceitos históricos e algumas definições adotadas no mundo contemporâneo, bem como a descrição das dez plantas mais comuns na região Nordeste do país e que são amplamente utilizadas na medicina popular. Por último, foi proposto aos alunos a elaboração de uma feira para expor à comunidade escolar os conhecimentos que os mesmos adquiriram nas intervenções anteriores. A partir das aulas expositivas dialogadas sobre plantas tóxicas e medicinais, observou-se que o conhecimento prévio dos discentes era limitado às informações populares e muitos iniciaram as atividades afirmando que as plantas não iriam fazer mal por serem “naturais”. Os alunos demonstraram pouco conhecimento sobre a diversidade de plantas medicinais e tóxicas presentes na flora nordestina, comprovando assim o importante papel do professor no contexto do ensino e aprendizagem de Biologia, tornando-se importante para que os discentes possam compreender, mediar, advertir, aproveitar e prevenir os benefícios e malefícios causados pelas plantas medicinais e tóxicas.

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