O objetivo do presente artigo é apresentar um recorte de vários estudos desenvolvidos ao longo do Doutorado, cujo foco central foi o PROEJA - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ao nascer como programa teve como um dos seus princípios norteadores a inclusão educacional e social de jovens e adultos na rede federal de educação profissional e tecnológica. Aqui, nosso propósito é investigar as particularidades da implantação do PROEJA e seu processo de desenvolvimento como uma política pública. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados trazem reflexões importantes relacionados às dificuldades de incorporação do PROEJA como uma política contínua e que envolve vários aspectos. Entre eles, alguns relacionados ao próprio descaso governamental, em detrimento de um novo programa, o Pronatec, concorrendo ainda com o desconhecimento da proposta e a ausência de discussões internas sobre a modalidade e suas especificidades pelos professores que, por sua vez, apresentam resistências à implantação de novos cursos dessa modalidade. O estudo indica que as políticas públicas nesse universo configuraram-se, como fragmentadas e descontínuas do ponto de vista do público jovem e adulto trabalhador que busca uma profissionalização.