O presente estudo apresenta uma análise sobre o ensino de biologia na Educação de jovens e Adultos (EJA), essa análise é pautada pela contextualização teórica do ensino de biologia empregado no Brasil ao longo do tempo e o processo de construção da disciplina escolar, denominada biologia, foi o caminho escolhido para essa contextualização. A modalidade de educação de jovens e adultos é entendida como um instrumento de apoderamento do direito a uma educação pública de qualidade e o ensino de biologia obrigatoriamente deverá dialogar para a construção de cidadãos críticos, autônomos e sabedores de seus direitos e deveres na sociedade, cumprindo dessa forma as funções da EJA. Logo, conhecer como o ensino de biologia é anunciado na Educação de Jovens e Adultos, através das práticas pedagógicas dos docentes e como se desenvolve os saberes biológicos construídos nesse espaço escolar. Para que os objetivos sejam atendidos a pesquisa foi desenvolvida através de análise qualitativa, descritiva e exploratória. Três escolas da rede estadual de ensino na cidade de João Pessoa foram investigadas, as observações diretas, as pesquisas documentais e bibliográficas e a aplicação de um questionário foram os instrumentos de coleta de dados utilizados. Os dados foram analisados segundos critérios específicos e assim foram classificados e tabulados.As conclusões encaminhadas pela investigação é que a ausência de um currículo específico para essa modalidade, aliada a uma prática pedagógica moldada no ensino regular, condiciona o baixo desenvolvimento na aprendizagem dos saberes biológicos na EJA, logo a construção de um parâmetro curricular para EJA é um caminho importante para o enfrentamento desse problema, o aumento das fiscalizações das políticas públicas existentes na EJA, assim como uma maior ênfase dessa modalidade na formação inicial e continuada dos professores.