O presente estudo insere-se na perspectiva da ludicidade como fator de integração das diferentes áreas do conhecimento, de modo a atender as expectativas e necessidades na aprendizagem. Assim sendo, a referida pesquisa destaca como objetivo geral analisar a importância desse recurso no desenvolvido da prática educativa no contexto escolar. Reconhecendo, pois que ao aprenderem através do lúdico os educandos aprimoram as capacidades cognitivas, sensoriais, motora, sócio - afetiva estabelecida pela relação entre si com as outras áreas do conhecimento, a ludicidade permite a contextualização ao currículo escolar de tal maneira que educandos e educadores aprendam a construir e/ou reconstruir saberes. Para despertar então, acerca das contribuições nas ações pedagógicas e da formação do educador quanto ao lúdico, realizaram-se estudos bibliográficos e pesquisa de campo. Conforme observação participativa nas diferentes ações pedagógicas desenvolvidas e em entrevistas com os professores, supervisor escolar e orientador educacional, tais estudos foram socializados posteriormente para os profissionais da respectiva instituição, com o propósito de intensificar em relação à aprendizagem por meio do lúdico, corroborando a importância das ações educativas que promovam a relação entre teoria e prática docente, uma vez que a ludicidade perpassam às diferentes temáticas educacionais contemporâneas as quais correferem aos desafios que apresenta a Educação. A prática educativa lúdica na ação pedagógica, portanto, supera os limites e promove a aprendizagem através das relações pessoais, desenvolvendo habilidades para a inserção nos diferentes contextos sociais ao longo de sua existência. Desse modo, o estudo estabelece que a ludicidade, propicia a construção de conhecimentos significativos e oportuniza ao educador viabilizar o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem em qualquer fase escolar, mediante a formação continuada dos educadores nessa temática, bem como nas atividades planejadas conforme aos objetivos, visando garantir o ato de aprender.
Palavras-chave: Ludicidade, Desenvolvimento, Aprendizagem.