Sabe-se que a escola deve possibilitar aos alunos a ampliação de diversas habilidades e competências, dentre essas, o desenvolvimento adequado da leitura é uma das questões mais emblemáticas, relevantes e substanciais para uma formação plena dos educandos. Nesse contexto, o presente estudo versa acerca das dificuldades de leitura no processo de alfabetização, apoiando-se na ideia de que o trabalho de aprendizagem dessa habilidade vai bem além da aquisição de conhecimento sobre os signos, mas que se torna imprescindível na formação crítica e social do indivíduo. Nessa perspectiva, o estudo pautou-se na abordagem qualitativa e bibliográfica, a qual proporcionou a compreensão do assunto abordado e permitiu ter uma visão mais ampla da realidade escolar. Teve-se como objetivos: Identificar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização, bem como determinar que tipo de influência os alunos recebem do ambiente escolar e familiar relacionados à aquisição dessa habilidade, e destacar a importância do exemplo e do incentivo para o desenvolvimento e prática da leitura dentro e fora do ambiente escolar. Para tanto, fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Vygotsky (1984), Freire (2001), Solé (1998) e Jolibert (1994). O texto versa, dentre outras questões, sobre a concepção de leitura, o professor como referência e mediador da leitura, a contribuição da escola e da família para o desenvolvimento da leitura e o processo de aquisição da leitura em um ambiente de corresponsáveis no processo de aquisição. Constatou-se, diante do panorama evidenciado, a proeminência das relações sociais e do ambiente de convívio na formação de bons leitores.