O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre propostas de letramento digital através de uma revisão de literatura sobre o assunto e analisar o que caracteriza o letramento para depois partir ao letramento digital propriamente dito, uma vez que aquele possui diversas conceituações e uma delas é a digital. Dessa forma, tentando explanar como se dá o letramento digital e se este já faz parte das práticas em sala de aula dos professores. Além disso, é válido ressaltar que o trabalho teve a preocupação de fazer a diferenciação entre letramento e alfabetização, sendo estes diferentes, mas não superiores um ao outro. Defende-se o fato de que trabalhar na perspectiva de letramento é trabalhar com práticas sociais para que os professores possam aprimorar suas práticas pedagógicas e assim, transformar a sala de aula em um ambiente de interação constante entre professores e alunos. Diante disso, há alguns aspectos que englobam o letramento digital, como: a relação dos professores com o meio digital, se ela é ou não familiar e caso não seja, como deve ser a familiarização dos profissionais da educação com os recursos tecnológicos que dão suporte, atualmente, ao processo de ensino-aprendizagem e a aquisição de novas práticas de leitura e escrita. Para a realização do presente artigo de revisão de literatura foram seguidas as orientações teóricas de Rojo (2009, 2011), Soares (2002), Mortatti (2004) e Freitas (2010). Com o levantamento bibliográfico é possível apontar que os professores atuantes na educação básica ainda, infelizmente, não têm contato com o letramento digital ou estão sendo inseridos nessa modalidade de letramento.