A química é uma ciência presente em nosso cotidiano, que tem participado do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade, com importantes contribuições no contexto econômico, social, político, cultural e ambiental. No que se refere ao seu estudo na educação básica, percebe-se que ela tem sido pouco compreendida e em muitos casos até rejeitada pelos estudantes. Esta rejeição tem sido apontada em razão da abordagem de ensino baseada no modelo transmissão-recepção, onde o professor tem adotado o uso da memorização de conceitos, fórmulas, regras, sem manter qualquer relação do conteúdo com o contexto sociocultural dos estudantes, contribuindo para gerar desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário que os professores possam desenvolver novas ações pedagógicas, que contribuam para melhorar a abordagem tradicional empregada no Ensino de Química em muitas escolas brasileiras. A construção de unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), assumem um papel importante para conduzir uma aprendizagem que além de significativa, deve ser crítica, oportunizando um ensino dentro de uma perspectiva construtivista, com objetivo de formar cidadãos que sejam capazes de viver em sociedade e de reivindicar seus direitos. Pensando nestas questões, este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa para trabalhar o conteúdo de introdução ao estudo da Química e o método científico, com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município Esperança-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 25 alunos de uma turma de 1º Ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Esperança – PB. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados um questionário que tinha como objetivo avaliar as ações desenvolvidas na UEPS. Para análise dos dados utilizou-se os pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que uma grande parte dos estudantes avaliaram de forma positiva a proposta de ensino, afirmando que a mesma oportunizou uma aprendizagem significativa, despertando interesse e motivação pelo estudo dos conceitos químicos trabalhados.