O trabalho em apreço visa apresentar resultados iniciais do Plano de Trabalho de Iniciação Científica intitulado: A tríade brincar, cantar, contar em salas de aula com crianças cegas, vinculado à pesquisa “Brincar, Cantar e Contar: por uma escola para e com tod@s!”, cujo objetivo geral é o de contribuir para com a formação inicial e continuada de professores que atuarão/atuam na educação infantil às séries iniciais da educação básica, com crianças com deficiência visual, em articulação com a tríade: brincar, cantar e contar. Constitui-se numa investigação qualitativa (CHIZZOTTI, 2010; LÜDKE e ANDRÉ, 1986) que articula o ensino, a pesquisa e a extensão. A construção dos dados ocorre via aplicação de entrevista semiestruturada, orientada por um roteiro comum, aplicada a professores do ensino infantil e anos iniciais, que tem em suas salas de aula alunos cegos e/ou com baixa visão. A análise dos dados aqui apresentados referente à Educação Infantil, considera os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Tais dados indicam que, apesar dos professores colaboradores da pesquisa já trabalharem em sala de aula com alunos cegos ou baixa visão, ainda se faz necessário a apropriação de conhecimentos específicos e de práticas inclusivas do brincar cantar e contar, evitando a ausência dos alunos referidos das atividades propostas dessa tríade em sala de aula e fora dela.